quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Diploma Livreiro da Esperança 2014 atribuído a Antero Braga, Livraria Lello

 

antero_livreiro_esperanca_2014 (2)

O movimento ENCONTRO LIVREIRO acaba de atribuir o diploma LIVREIRO DA ESPERANÇA 2014 a Antero Braga, o livreiro da Livraria Lello, no Porto. A Culsete subscreve as palavras publicadas no blogue do Encontro Livreiro, convidando desde já todos os que vivem com os livros a passar por cá no próximo dia 30 de Março, a partir das 15 horas, a fim de participar no EL e felicitar connosco Antero Braga.

O diploma «Livreiros da Esperança» — uma homenagem das gentes do livro aos livreiros portugueses que reconhece o papel central que esta classe profissional desempenha na «publicação» da leitura — é uma iniciativa do movimento Encontro-Livreiro e foi instituído e atribuído pela primeira vez em 2012.
Em 2014, o Encontro-Livreiro homenageia o livreiro

ANTERO BRAGA
Livraria Lello / Prólogo Livreiros | Porto

O diploma «Livreiro da Esperança 2014» será entregue no V ENCONTRO LIVREIRO, a realizar na tarde do dia 30 de Março, domingo, na LIVRARIA CULSETE | SETÚBAL.

Antero Braga é natural da freguesia do Bonfim, no Porto, onde nasceu no dia 17 de Agosto de 1950.
Desde 1968, ano em que começou a trabalhar na Bertrand da 31 de Janeiro, na sua cidade natal, desempenhou diversas funções naquela empresa editorial, distribuidora e livreira (no Porto, em Aveiro e em Lisboa, assumindo responsabilidades tanto a nível local e regional como a nível nacional), tendo sido gerente de loja, chefe do departamento de lojas e agências, director-geral e administrador.
Entre uma saída e um regresso à Bertrand, trabalhou ainda na distribuidora Jardim (grupo brasileiro Abril Cultural), como responsável do departamento de promoções e publicidade, tendo neste âmbito colaborado no programa televisivo «O Passeio dos Alegres», de Júlio Isidro.
Mas a grande aposta de vida de Antero Braga — contra a opinião de muitos, mesmo dos mais próximos — foi a criação da Prólogo Livreiros, em 1994, e a renovação e dinamização da Livraria Lello, a emblemática livraria do Porto, reconhecida internacionalmente como uma das melhores e mais belas livrarias do mundo.
Trocando, a nível profissional, o certo pelo incerto, mas dando asas aos seus sonhos e transformando-os quotidianamente em realidade, Antero Braga fez e continua a fazer de uma livraria que encontrou decadente e em grandes dificuldades uma referência incontornável no conjunto das livrarias portuguesas.
Antero Braga é, para nós, um exemplo de persistência e um sinal de esperança para o futuro. E é merecedor desta singela homenagem das gentes do livro e do Encontro-Livreiro.
Obrigado, Antero Braga!

Para sempre merecedores da nossa gratidão, fazem agora parte da galeria dos «Livreiros da Esperança» os seguintes livreiros:

Livreiro da Esperança 2012
Jorge Figueira de Sousa
Livraria Esperança | Funchal

Livreiro da Esperança 2013
Caroline Tyssen e Duarte Nuno Oliveira
Livraria Galileu | Cascais

Livreiro da Esperança Especial Culsete - 40 Anos
Manuel Medeiros e Fátima Ribeiro de Medeiros
Livraria Culsete | Setúbal

Livreiro da Esperança 2014
Antero Braga
Livraria Lello / Prólogo Livreiros | Porto

Obrigado, Livreiros da Esperança!


Encontro-Livreiro
Setúbal, 27 de Fevereiro de 2014

5 encontro livreiro2

Sem comentários:

Enviar um comentário