segunda-feira, 31 de março de 2014

FIM DE SEMANA EM CHEIO II


DSCF9562
  

No domingo, 30, tivemos na Culsete o anunciado Encontro Livreiro, em quinta edição. Alguns participantes chegaram ainda de manhã, ajudando a dar os retoques finais na sala. Os restantes começaram a chegar pelas 15:00 h, conforme programado. Estiveram representados livreiros, editores, trabalhadores do livro em diversas áreas, investigadores, autores, bloggers, jornalistas, leitores.
Depois das boas vindas e apresentação do programa, passou-se à entrega do diploma Livreiros da Esperança, atribuído a Antero Braga, da Livraria Lello, no Porto, sempre um momento alto do Encontro. De seguida, Nuno Medeiros leu o chamado texto oficial do V Encontro, refletindo sobre as livrarias no presente e no futuro, dando assim o mote para a discussão posterior, que foi viva e muito participada, mostrando diferentes perspetivas e olhares.
O Encontro começou ao som da voz e da guitarra de Henrique Silva e decorreu entre cálices de Moscatel de Setúbal. Foi positivo, deixou no ar muita coisa para refletir, para amadurecer, para procurar fazer. O relato oficial será redigido, como sempre desde o terceiro Encontro, por Rosa Azevedo. Ficam aqui apenas as primeiras impressões.
 
DSCF9511

Luís Guerra, um dos “pais” do EL, chega antes das 15:00 h e calmamente aguarda a chegada dos restantes participantes.
 
DSCF9498

Com ele veio o Manuel Guerra, preparado para tirar as melhores fotos do Encontro, deixando estas com vontade de desaparecerem para sempre.
 
DSCF9508

Os livreiros do norte chegaram por volta do meio dia e aproveitaram para almoçar um belo peixe assado. Vieram a Virgínia do Carmo (na foto)  e a Alice Pires, da Poética, em Macedo de Cavaleiros, e o António Alves, da Traga-Mundos, em Vila Real.
 
DSCF9506

Pouco depois  chegava a delegação de Lisboa, a Andreia Azevedo Moreira, o Francisco Belard e o Nuno Fonseca.
 
DSCF9507

O Joaquim da A das Artes, em Sines, ao chegar encontrou logo o José Francisco.
 
DSCF9512

Francisco Belard aproveita para o último cigarro junto a uma das montras da Culsete.

DSCF9539

Henrique Silva prepara-se para nos encantar com… 
 
DSCF9536

… os acordes da sua guitarra e a sua voz.
 
DSCF9517

Ainda há tempo para espreitar as estantes.
 
DSCF9557

Batista Lopes, da Âncora, participa pela primeira vez no EL.
 
DSCF9494

Os sorrisos e olhares brilhantes de Maria Clementina, Rosa Azevedo e António Alves fazem adivinhar um bom Encontro.
 
DSCF9514

Por toda a livraria surgem conversas…
 
DSCF9530

… conversas…
 
DSCF9534

… e mais conversas.
 
DSCF9513

E leituras atentas. A leitora é Marisa Cordeiro Rodrigues, da Livraria Espaço, em Algés, que saudamos especialmente por ser uma estreia no Encontro Livreiro e também pelo 50.º aniversário da sua livraria, um espaço de leitura aberto por seu pai e que Marisa continua a desenvolver com as irmãs.
 
DSCF9515

Há ainda espaço para esperar serenamente, de sorriso nos lábios…
 
DSCF9518

… ou rindo abertamente, como Caroline Tyssen após o encontro com Antero Braga.
 
DSCF9546

Finalmente, o EL vai começar e todos procuram um lugar.
 
DSCF9592

Depois das boas vindas dadas pela anfitriã, Fátima Ribeiro de Medeiros, é a vez de Rosa Azevedo introduzir o programa deste EL…
 
DSCF9549

… passando a palavra a Luís Guerra, que apresenta o primeiro momento alto da tarde…
 
DSCF9561

… a entrega do diploma Livreiros da Esperança 2014 a Antero Braga, da Livraria Lello, no Porto.
 
DSCF9575

O homenageado agradece o Diploma e produz um discurso em que refere algumas questões pertinentes para o debate que se seguirá, ideias que Antero Braga retomará ao longo da tarde.
 
 
DSCF9593

Rosa Azevedo volta a pegar na palavra  para introduzir o segundo momento alto do EL, a leitura do considerado texto oficial do V Encontro, pedido a Nuno Medeiros.
 
DSCF9599

Nuno Medeiros lê o seu texto, uma brilhante reflexão sobre o presente das livrarias e como se pode perspetivar o seu futuro, passando por uma referência ao passado. Depois desse momento a discussão abriu-se a todos os presentes que quiseram intervir.
 
DSCF9612

Joaquim Gonçalves lê a sua divertida e irreverente paródia, uma metáfora inteligente sobre o momento presente.
 
DSCF9618

Toma depois a palavra  Virgínia do Carmo, da Poética, em Macedo de Cavaleiros, para falar sobre os Encontros Livreiros de Trás-os-Montes e Alto Douro…

DSCF9620

… para voltar a Antero Braga…

DSCF9624

… que entrega o microfone  a  Fernando Alagoa, sob o olhar atento de Caroline Tyssen.
DSCF9630

Depois de Rosa Azevedo ter lido mensagens de Dina Ferreira, da Poetria, do Porto, de Maria de Lurdes Santos, da Esperança, no Funchal, e de Eduardo de Sousa, da Letra Livre, é a vez de Maria Clementina ler a mensagem enviada por Daniel Melo.

DSCF9634

Francisco Belard dá também o seu contributo…

DSCF9656

… passando a palavra a  José Soares Neves, uma estreia no EL.

DSCF9662

Outros foram falando, repetindo intervenções e reafirmando opiniões, até que Caroline Tyssen teve de despedir-se, dizendo breves palavras e encenando um passe de dança com Antero Braga que acabou em abraço.

DSCF9667

Ainda houve tempo para ouvirmos José Gonçalves…

DSCF9675

… Jónatas Rodrigues…

DSCF9678

… e António Manuel Venda.

DSCF9542

Demos então por concluído mais um Encontro Livreiro, o quinto. No final ainda houve tempo para as últimas conversas. Depois alguns de nós partiram ao encontro do ótimo choco frito, o que também já é uma tradição, mas disso não temos reportagem.


Até 2015, no último domingo de março, para o VI Encontro Livreiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário